Boas vindas a todos que visitem o meu blogue. O meu nome é Luis Grencho e esta pagina foi criada para dar a conhecer as aves que eu crio.

terça-feira, 21 de julho de 2009

"Final ciclo criações"

Boa tarde a todos os que costumam acompanhar o meu blog e os que visitam ás vezes, mas especialmente o criador, e esse bem sabe do que escrevo.
Será mesmo o final das criações agora que separa-mos todas as crias no final do timing por nós defenido para o fim desse ciclo? Talvez não, ou será que acaba mesmo?, ou alguma vez esse ciclo acaba?
Escrevo estas palavras, pois começa logo a nostalgia da falta dos ninhos com ovos e crias, aquela apreensão até saber que côr terão, o porte, etc, etc, mas não é o fim, é o fim se nós quiser-mos, podermos chamar "o continuar" , se quiserem , a outra etapa da criação, pois quem cria aves para expôr ou pela sua qualidade, não pode fazer um corte abrupto quando coloca as aves todas num voadouro para a muda, e deixá-las lá um pouco a sua sorte, nada mais errado, elas precisa desse interregno, para mudar para descansar, para desanuviar da pressão e stress da criação (isto para os adultos), mas também as suas "sementes" precisam de atenção, e que atenção, quando chegar a altura das exposições as aves teram de estar em pleno, e nessa altura veremos, afinal de que valeu têr bons reprodutores, dedicar tanto tempo as criações, se depois abandonar-mos a "semente" sem ser cuidada?

Isto quer dizer que o periodo chamado de defeso é muito importante para recuperar os reprodutores, e acabar de moldar as crias, e esse trabalho faz toda a diferença, por isto tudo o nosso trabalho, a nossa criação nunca para, alterna é em vários cíclos que culminam com a ave na exposição em todo o seu explendôr, agora o ciclo de criações é como um relógio, se tiver pilhas nunca pára!!!!!

Sem comentários: