Boas vindas a todos que visitem o meu blogue. O meu nome é Luis Grencho e esta pagina foi criada para dar a conhecer as aves que eu crio.

domingo, 7 de junho de 2009

A história do grandão.




Bem eu não sou muito de deitar foguetes antes da festa, pois nisto das aves como em tudo na vida, por vezes as coisa não correm bem até ao final, mas esta Cria Longfeather em Opalino é sem duvida uma das melhores aves que tirei esta época, teve um percurso dificillllllll, e foi criada por 3 (sim é isso, 3 mães) A história resumida, 7 ovos todos galados, 6 nascimentos, 3 crias mortas nos primeiros dias, o ninho teve um ataque terrivel de piolhos sem que eu me aperçebe-se logo, a 4 cria morreu com 12 dias já grandota mas enfraquecida, e esta começou a andar meio abandonada pela mãe e fraca (o casal criou só uma cria a que sobrou sem problemas depois), eu com medo que também ela moresse, passeia para uma outra fêmea que só tinha uma cria, foi crescendo muito bem com a nova mãe (2ª mãe) e começei a vêr que era uma bela ave, já emplumada um dia chego a casa e ao abrir o ninho vejo uma desgraça, a mâe que costuma depenar um pouco as crias nas costas, tinha num só dia depenado as costas, pescoço, etc, desta cria e estava toda coberta de sangue, felizmente não era nada na pele com eu temi, era só sangue das penas que nesta idade têm muito sangue no interior pois estão a crescêr, mas fiquei muito preocupado e como tinha uma outra fêmea com 4 crias mais velhas uma semana e pouco +/- e como é muito boa mãe, cá vai disto, 3 mãe, passaram as semanas os irmãos fora saindo ele mais novo ficou no ninho, quando começou a sair, tirei o ninho para este casal não criar mais, e agora ele é o bebé da mamâ, ninguem da familia chega perto dela, que a mâe adotiva dá-lhes logo, o bébé cresceu, recuperou a plumagem e já é maior que mãe, pai e irmãos, assim a sorte o continue a proteger.

Como se pode vêr na foto é muito maior que um dos falsos irmãos já mais velho, é um opalino Verde Longfeather com uma côr magnifica, asas enormes, e uma mascara muito carregada e com a cabeça toda vermelha, assim ele mude bem e cresça forte.

Sem comentários: